1263 - O ENTERRO DA DONA IGREJA
Sáb, 23 de Julho de 2016 14:07

Ao assumir a paróquia, o novo pároco pensou que estava entrando num cemitério. Era aquele marasmo espiritual. Nas missas vinha tanta gente que caberia dentro do sacrário da igreja. Como remediar esta situação? Vejamos seu estratagema: Numa missa vespertina do sábado ele comunicou às três ou quatro pessoas que estavam na igreja: - Meus irmãos, acaba de morrer uma mulher nesta cidade, chamada “dona igreja”. Convidem todos os paroquianos para vir à missa de corpo presente, amanhã, domingo, na missa das 9 horas.

Foi aquele fru-fru na cidade. Quem seria a mulher com esse nome? O jeito era ir à igreja para saber.  Todos acorreram curiosamente. No corredor central, estava o caixão mortuário, fechado. Terminada a missa o padre vigário mandou abrir o caixão e  fazer fila para todos se despedirem de dona igreja. Muito silêncio. Muita expectativa. Cada um que passava diante do caixão aberto, levava um susto e voltava todo compenetrado para o seu lugar. O que havia dentro do caixão? Simplesmente um grande espelho no qual cada um via-se  a si mesmo. O padre explicou o significado do caixão e do espelho: Sem membros atuantes não existe igreja, nem comunidade. A igreja somos nós. Aqui ela morreu e foi sepultada pelo nossa indiferença religiosa. – Agora retirem o grande espelho, tragam-no aqui na frente e mostrem-no para o povo. Vejam quanta gente reunida. Assim deve ser a nossa comunidade quando revitalizada. Cantemos:

  1.  Eu sou igreja... Tu és igreja... Somos a igreja do Senhor
  2. Irmão, vem ajuda. Irmão, vem ajuda a construir a casa do Senhor!
  3. Ide em paz. Que o Senhor vos acompanhe!
 

Outros artigos

Animação

http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/233996o_sorriso.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/950871smpre_no_cora____o.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/382426pelagio.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/343594test1.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/384004test.png