O MESTRE, O NOVIÇO E O BURRO
Qua, 03 de Agosto de 2016 15:40
  1. Certa vez o padre mestre convidou seu aluno para ir a cidade: "Meu filho, pega nosso burrinho e vamos sair um pouco". Nele montou o velhinho a convite do próprio jovem, que caminhava atrás. Algumas pessoas que iam pelo mesmo caminho cheio de lama, comentavam: "Vejam só! Quanta crueldade com esse rapazinho que vai a pé no meio da lama! E o velho, montado pachorrentamente!"
  2. Assim que o santo ouviu essas palavras, desceu logo do animal, trocou com o jovem, e foi a pé guiando o burro no meio do barro. Então apareceu outro que disse: — "Olha que coisa estranha:O velho deixa o jovem andar garbosamente a cavalo, enquanto ele vai a pé. Isso tem cabimento? Até que os dois poderiam ir montados!"
  3. Então o santo religioso montou na garupa. E assim prosseguiram até passar por outro transeunte que disse: — "Mas olha, esses dois folgados, montados no pobre burrinho! Eles não têm pena do bichinho! Assim ele acaba desmaiando?"
  4. Ouvindo isso, o religioso e o jovem apearam e seguiram a pé. Tendo andado mais um pouco, alguém falou: — "Meu Deus! Olha a bobagem desses dois. Eles têm o burro, mas vão caminhando pelo barro!"

Então o santo religioso disse ao jovem: — Só faltou a gente carregar o burro nas costas! Meu filho, guarda bem o que eu te vou dizer. Mesmo quem se empenha em fazer tudo bem, não consegue evitar o falatório do povo. (São Bernardino de Sena, "Apologhi e Novellette", Intratext).

 

Outros artigos

Animação

http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/233996o_sorriso.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/950871smpre_no_cora____o.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/382426pelagio.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/343594test1.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/384004test.png