A CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2017
Seg, 06 de Março de 2017 15:39

altSob o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema "Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), a Campanha da Fraternidade deste ano quer fazer um alerta com o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros. Está em plena consonância com a encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco, que trata do “cuidado de nossa casa comum”, isto é do nosso planeta Terra. O cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer alertar para os perigos da devastação em curso, despertando a atenção de toda a população para a criação de Deus. A depredação dos biomas pede uma profunda conversão interior. A Campanha deseja, antes de tudo, que o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada por Deus. 

Os biomas brasileiros:“Bioma é um conjunto de vida (animal e vegetal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis... Bioma é uma expressão que vem de bio (vida) e oma, (massa). No Brasil temos seis biomas: Bioma Amazônia, Bioma Caatinga, Bioma Cerrado, Bioma Mata Atlântica, Bioma Pantanal, Bioma Pampa.

Oração da CF 2017:Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e vos bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!

 

Outros artigos