212 – OS TRÊS CANDIDATOS
Seg, 03 de Julho de 2017 15:13
  1. - Estamos precisando de um padre para tomar conta de uma pequena comunidade rural – anunciou o bispo numa reunião do clero. Quem se candidata? Três padres levantaram os braços, todos bons e competentes. Dom José ficou indeciso. A quem dos três escolher, se todos tinham ótimas qualidades? Resolveu abrir um concurso. Pediu que repetissem sua Teologia e comparecessem no dia marcado. Quem acertasse todas as perguntas, seria o contemplado. Os três revisaram sua teologia e compareceram pontualmente no dia combinado. O primeiro candidato entrou na sala. Apó s os cumprimentos, veio a pergunta:
  2. - Meu caro padre, se o senhor precisasse conduzir seu burro com carga e tudo até sua futura paróquia... e se, quase ao chegar, o animal se cansasse a ponto de não poder continuar, o que o senhor faria?
  3. - Eu dar-lhe-ia algumas lambadinhas para ele criar coragem e acabar de chegar.
  4. O segundo candidato entrou. Não esperava que a pergunta fosse a mesma. Mas foi: Se o senhor precisasse levar uma  carga no seu burro e ele se cansasse, o que  senhor faria?
  5. - Os moradores  da beira da estrada são muito serviçais. Eu tomaria emprestado um animal, enquanto o outro ficaria se refazendo.
  6. - Obrigado pela resposta.
  7. O bispo mandou o terceiro candidato entrar, e fez a mesma pergunta. Se, por uma hipótese seu cavalo, quase ao chegar, começasse a cambalear de cansaço ... o que o senhor faria?
  8. O terceiro candidato pensou e respondeu resolutamente: - Eu repartiria a carga com o burro.
  9. O bispo, sem titubear, agradeceu os outros e entregou a este a paróquia, recomendando:
  10. - Espero que faça o mesmo com seus novos paroquianos, ajudando-os a carregar o peso do dia e da vida.
  11.  
  12. Lição: A resposta do padre vale para nós também. Suportai-vos uns aos outros com amor... (Ef 4,2))
  13.  
  14.  > Oração:Senhor! Que eu não seja um carrasco no meio das ovelhas...nem uma ovelha na mão dos opressores... Que eu diga a verdade na presença dos fortes, para não ter que mentir diante dos fracos... 
 

Outros artigos