218 - A SOPA DE PEDRA
Dom, 09 de Julho de 2017 14:52
  1. Esta história é conhecida, mas nem todos conhecem a mensagem que nos pode dar. Certa vez um homem conhecido por Pedro Malasartes, cansado de caminhar, bateu à porta de uma velhinha. Embora herdeira de boa fortuna, não gostava de hospedar ninguém. Abriu a porta e foi logo dizendo:- Já jantei, e não sobrou nada.
  2. - Não faz mal. Se a senhora me emprestar uma panela com água e o seu fogão, sou capaz de fazer uma sopa de pedra, ou com pedras.
  3. Panela e fogão não era difícil. Além do mais, ela nunca viu uma sopa de pedra. Queria ver. Acendeu o fogo, pôs água na panela e disse:- Pronto. Agora quero ver.
  4. Pedro buscou no riacho algumas pedrinhas bem lisas, limpou-as e colocou-as na panela. A viúva chegou mais perto:
  5. - Vai ficar bom.- Sim. Melhor ficaria se a gente colocasse algumas rodelas de cebola.
  6. Veio a cebola. Depois o homem falou que ficaria muito melhor com algumas fatias de batatinha, alguns fiapos de carne, folhas de repolho, um pouco de azeite e uma pitadinha de sal.
  7. A velha, cada vez mais curiosa, ia trazendo tudo o que ele pedia. Pedro mexia e remexia a panela. Por fim tirou as pedras e experimentou. Estava deliciosa. Ofereceu para a viúva. Ela encheu o prato e regalou-se com a ”sopa de pedra”.> Sem faltar com a educação, o homem deu uma boa lição de hospitalidade.
  8. > Palavra de Deus: O homem generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao fraco.  (Pr 22,8-9)
  9. > Oração:Senhor que lições podemos tirar desta história? Vejamos:
  10. - A mesquinhez Foi vencida pela boa educação... - Se usarmos a cabeça, podemos resolver muitos problemas, inclusive, matar a fome...- Com bons modos consegue-se mais do que com grosseria. - Podemos vencer na vida, sem pisar nos outros...
 

Outros artigos