O PEÃO DO CALIFA VALIA MAIS...
Qua, 16 de Agosto de 2017 14:38
  1. O califa está jogando xadrez. E tão concentrado no jogo que não atina com o que acontece ao redor. Súbito chega o seu general para pedir um gesto de clemência em favor de cem prisioneiros de guerra, condenados a ser degolados. O califa, entretanto, não deu atenção ao general. Este, em pé junto ao tabuleiro de xadrez, esperava que lhe dirigisse por primeiro a palavra. O califa descobriu, por fim, uma saída espetacular para seu jogo. Tratava-se de salvar um peão, a pedra mais baixa do tabuleiro, mas da qual dependia toda a partida. Estava salva a pedra. Depois, soltando um suspiro de alívio, voltou-se vitorioso para o general - Então, qual o motivo da sua presença aqui, meu amigo?
  2. O militar expôs o grave problema. Aqueles prisioneiros não mereciam sentença tão desumana. Era preciso refletir mais. O califa não pestanejou: - Mantenha a sentença. Mande degolar a todos.
  3. Desapontado com a resposta, o general inclinou-se profundamente diante daquela pedra de jogo (o peão que ele salvou), e fez menção de retirar-se. O califa estranhou esse gesto desusado e perguntou:
  4. - Por que tanto respeito por uma simples pedra de jogo?
  5. - Acabo de constatar que ele vale muito mais do que cem vidas humanas.
  6. O califa, envergonhado, reconsiderou a sentença e mandou suavizar a pena daqueles prisioneiros.
  7.  
  8. > Palavra de Deus: Olhai as aves. Elas não semeiam, não colhem e não armazenam. Mas Deus as alimenta. E vós valeis mais que as aves (12,24).
  9. Oração:Senhor, quanto desrespeito pela escala de valores! Muitos dão mais valor a um animalzinho do que a um ser humano..Outros aplicam verbas fabulosas para preservar os animais em extinção e matam crianças no seio materno... Até quando, Senhor!
 

Outros artigos