DETALHES SOBRE A IMAGEM DE NSGuadalupe
Seg, 11 de Dezembro de 2017 15:57

 As figuras bordadas na túnica da Virgem de Guadalupe foram estudadas também. Elas contêm enigmas que exprimem o nome da colina das aparições e o mistério de Jesus Cristo na linguagem simbólica dos antigos astecas; a posição das estrelas, no manto, corresponde a uma projeção da posição exata das constelações na manhã de 12 de dezembro de 1531.

Os olhos: Em 1951, Carlos Salinas Chaves, desenhista, utilizando uma simples lupa, notou a figura de um homem barbudo no olho direito da imagem surgida na tilma (manto, capa) de Juan Diego. Sucessivamente, os exames realizados naquele tecido revelaram muitos personagens (presentes no momento em que o milagre se realizou) nos olhos da Virgem de Guadalupe, cuja figura está impressa com a curvatura e as três reflexões da imagem, de tamanho e orientação diversos, como são encontrados nos reflexos de uma pupila real e viva (fenômeno de Purkinje-Samsom).

Além disso, quando aproximamos a luz da imagem, observamos reflexos idênticos aos de um olho normal, vivo, sobre a borda da pupila e no cristalino, que se deslocam, quando se movimenta a fonte luminosa (fenômeno que podemos observar nos olhos de seres vivos, mas impossível de acontecer em pinturas e outras representações: as telas planas e opacas nem possuem reflexos). “Estamos em pleno mistério. Mas as imagens aí estão e não podemos ignorá-las”, constatam os cientistas. 

 

Outros artigos