391 - CONSELHOS DO VELHO MISSIONÁRIO
Seg, 01 de Janeiro de 2018 10:46

Um santo velhinho, quase às portas da morte, fez questão de mostrar a quem o assistia, um livro muito velho e surrado. Era o famoso "Missão abreviada", guardado até hoje por muitos nordestinos.Pediu para retirar de dentro dele um papel, já amarelecido, onde anotara conselhos recebidos numa santa Missão. Achamos por bem reproduzi-los aqui, pois ainda são atuais:

1. Comece o dia fazendo o sinal da cruz. Uma pequena oração ao levantar-se dá coragem e disposição.2. Trabalhe com amor. Seu trabalho estará beneficiando alguém que você talvez nem conhece. Evite a ociosidade.3. Pense em Deus durante o dia, fazendo de vez em quando uma jaculatória, isto é, uma pequena oração. Por exemplo: Seja tudo por amor de Deus e dos meus irmãos.4. Preste pequenos favores. Nunca responda um "não" seco e mal-humorado.5. Seja amável com todos que encontrar, principalmente os pobres.6. À hora das refeições, reze com a família.7. Enfrente os contratempos e contrariedades com alegria e serenidade.8. Cultive as virtudes domésticas: presença amiga em casa; hospitalidade, boa vizinhança.9. Nos negócios e afazeres, tenha em vista a justiça, a honradez e a honestidade.10. Antes de recolher-se, à noite, agradeça ao bom Deus o dia que termina.

> Palavra de Deus: Acima de tudo revesti-vos da caridade que é o vinculo da perfeição. E a paz de Cristo reine em vossos corações. Ele é o termo do apelo que vos reuniu num só corpo. E sede agradecidos (Cl 3,14-15).

> Para refletir: Esses conselhos valem para os dias de hoje também. O que se pode acrescentar ainda?

 

Outros artigos