17 DE MAIO – GRANDE DEVOTO DA EUCARISTIA
Santos - O santo do dia

Pascoal Bailão (1540-1592) nasceu na Espanha, numa familia de colonos pobres. Foi pastor de ovelhas até os 20 anos. Carregava consigo, livros e uma imagem da Virgem talhada em madeira. Não podendo freqüentar a escola, aprendeu por conta própria um pouco de leitura. O rico fazendeiro do qual foi empregado, propôs adotá-lo como filho, com todos os direitos de herança. Mas ele recusou esta oferta tentadora. Tornou-se Irmão Leigo Franciscano e trabalhou como porteiro, cozinheiro, hortelão e esmoler durante os vinte e oito anos de vida conventual.Certa vez foi incumbido de levar uma mensagem dos seus Superiores para a França. Andou a pé várias centenas de quilômetros, sofrendo as inclemências do tempo e os maus tratos dos inimigos da Fé católica. Passando certo dia diante de um castelo, atreveu-se a pedir um pedaço de pão. Mas o proprietário, além de herege, era maldoso. Desconfiando que fosse um espião espanhol, mandou-o passar adiante sem dar nada. É o padroeiro dos Congressos Eucarísticos.

Outros santos:Antônia Messina (1919-1935). Italiana. Defendeu sua castidade com a propria vida quando um jovem a tentou. Cego pela sua resistencia, golpeu-a na cabeça até matá-la. Betificada por João Paulo II em 1987.

Oração:Senhor, aumenta nossa fé na presença eucarística. Que a nossa fé se manifeste na maneira respeitosa de participar da Eucaristia. Que saibamos reconhecer-te ao partir o pão da palavra e da fraternidade. Amém!

 

Outros artigos