9 DE FEVEREIRO - ARRANCARAM-LHE OS DENTES COM TENAZES
Sex, 08 de Fevereiro de 2019 10:20

 altApolônia viveu no século III da era cristã (+249). Houve um período de mais tranqüilidade no meio de tanta perseguição aos cristãos. Por isso Apolônia chegou até a idade avançada sem maiores obstáculos à sua fé.  Décio, apenas proclamado imperador de Roma, decretou feroz perseguição contra os cristãos. O lema era: Seja eliminado do Império o simples nome de cristão. Apolônia foi uma das vítimas. Infiéis abrutalhados aprisionaram-na, juntamente com outras companheiras, e a torturaram de maneira desumana. Conforme uma carta do bispo Dionísio a Fabiano de Antioquia, os pagãos quebraram-lhe todos os dentes e as maxilas: “Todos se lançam sobre as casas dos cristãos, depredam e devastam, levam objetos preciosos e jogam fora o que não lhes interessa. É como uma cidade saqueada pelo inimigo. Os pagãos pegaram uma virgem, Apolônia, já idosa. Cortaram-lhe os seios e arrancaram-lhe os dentes...”S. Apolônia, protetora dos cirurgiões dentistas e odontólogos, é representada tendo nas mãos uma tenaz apertando um dente.  

 

Outros santos:  S. Miguel Febres Cordero.É um santo moderno (1854-1910). Nasceu no Equador, de família distinta. Era fraco e doentio desde criança. Tinha as pernas entrevadas. Conta-se que foi curado milagrosamente por Nossa Senhora. Enfrentou grande oposição da família para cumprir sua vocação de Irmão das Escolas Cristãs (Lassalista). 

 

Outros artigos

Animação

http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/233996o_sorriso.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/950871smpre_no_cora____o.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/382426pelagio.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/343594test1.png http://boletimpadrepelagio.org/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/384004test.png