NA PROVINCIA DE GOIÁS
Qui, 02 de Agosto de 2012 08:10
FRIO INTENSO E MUITO CALOR HUMANO: - Isso aconteceu em Porto Alegre no Encontro anual dos formadores redentoristas do Brasill:Temperatura próximo de zero grau, porém aquecida com muita oração, alegria, partilha, solidariedade pastoral, fraternidade, desafios e esperanças! Este foi o clima que animou o encontro anual de formadores e animadores vocacionais redentoristas do Brasil, entre os dias 09 e 13 de julho de 2012. Conduzidos pelo capuchinho Frei Gilmar Zampieri, refletimos sobre o tema “Antropologia e Formação”...(Informou: Diácono Edinisio Pereira).
 
 JUBILEU SACERDOTAL: No dia 1º de agosto a Província de Goiás celebrou o fundador da Congregação, Santo Afonso Maria de Ligório, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz de Campinas), com a presença dos jubilares deste ano: Pe. Ângelo Licatti, 60 anos de ordenação; PP. Valentim Lorenzato, Domingos Cardozo Prestes, Wanderly Borges e João Otávio Martins.
P. Valentim não pôde estar presente mor motivo de doença. Na voto: Os jubilares, tendo no meio o Superior Provincial P. Fábio Bento da Costa.
 
ORDENAÇÃO PRESBITERAL: A Província e o diácono Edinísio Pereira convidam para sua ordenação sacerdotal que será presidida por Dom Leonardo Steiner, dia 11 de agosto, ás 19:00h, na Comunidade de Buritizinho, Orizona – GO.
 
 PRÉ-NOVICIADO: Dia 15 de agosto, ás 17:00h no Seminário São José, celebraremos a Eucaristia de abertura do pré-noviciado. Para esta etapa de formação acolhemos os candidatos: Murillo Di Carvalho, Jéfferson Nunes e Jhonny Cunha.
 
 DOUTOR PADRE ELISMAR:  “Participei no dia 27 de junho da banca de Doutorado do Pe. Elismar - esvreveu Pe. Marcio Fabr - i. Foi um acontecimento muito importante para nossa presença redentorista na área científica brasileira e teológica. Uma tese de peso que mereceu financiamento da FAPEG e FAPEMIG, órgãos estaduais de fomento à pesquisa. Esta pesquisa permitiu ao nosso confrade desdobrar sua competência no intrincado tema da ética sexual e sua fundamentação no conceito de pessoa segundo o pensamento de Marciano Vidal, também nosso confrade espanhol. Parabéns ao Elismar, parabéns à Província de Goiás! E grandes bênçãos de Deus para nosso esforço de Evangelização nos tempos de hoje”.
 
 VAI ESTUDAR EM ROMA: No dia 24 de agosto parte para Roma afim de estudar Teologia a o nosso confrade Pe. João Paulo dos Santos. Boa viagem e sucesso nos estudos!
 
+PE. JOSÉ VOGEL: Ele nos deixou no dia 22/07, aos 89 anos. Estava terminando suas férias no rio Araguaia. Sentiu-se mal e faleceu ao ser levado para receber ajuda profissional. “Sua trajetória vocacional foi marcada pelo dinamismo missionário. Viveu intensamente a espiritualidade e o modo de evangelizar segundo o movimento neo-catecumenato. Tinha raízes profundas na espiritualidade redentorista”, disse o provincial Pe. Fábio, na missa de corpo presente, em Trindade, com a participação de dezenas de confrades.
 
CURSO INTERNACIONAL DE ESPIRITUALIDADE: Foram 4 semanas, vividas na Itália, com confrades de vários países de língua latina... Estes dias de convivência fraterna, de encontro com Deus e com os irmãos, de estudo e lazer, a mim fizeram muito bem: “Quero viver e conviver, trabalhar e consumir meus dias de vida como Missionário Redentorista”. Não foram dias de passeio, nem tão pouco de descanso. Foram dias de estudo, oração e reflexão. Dias de abrasar o coração. Dias de novação da fé e do ardor missionário. E dias de retomada de consciência sobre a finalidade da congregação: “servir a Igreja e, em comunhão com ela, ter preferência pelos pobres, e entre este, os mais abandonados de nosso tempo”. (P. Wenderson Fernandes)
 
 
CONFERÊNCIA DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE: A assembleia aconteceu na Costa Rica, América Central, de 09 a 20 de julho de 2012. Na primeira semana, presença dos (Vice) Provinciais, dos Padres Michael Brehl (Superior Geral), Enrique Lopes (Conselheiro), Noel Londoño (Coordenador da Conferência). Mais de 25 confrades. Na segunda semana, presença dos delegados de cada unidade provincial. Um grupo de mais de 50 membros.
Da Província de Goiás, o delegado foi o Pe. Elismar. Os trabalhos foram intensos. Boa avaliação sobre o processo de acolhida das decisões do último Capítulo Geral. Lembrando que a dinâmica das mudanças segue a inspiração de “anunciar o Evangelho de forma sempre nova”.
E para isso são necessárias as reestruturações. Fala-se, com entusiasmo, que esse caminho é irreversível e está cada vez mais assumido por uma grande parte dos confrades. Novas estruturas que auxiliam no anúncio da Boa Nova de Jesus na pós-modernidade. Nesse sentido, o grupo já indica pistas para a preparação do próximo Capítulo Geral...
 

Outros artigos